O Brasil tem 190 milhões de habitantes e 80 milhões de internautas. De acordo com uma pesquisa divulgada na semana passada, o comportamento dos internautas, somado ao universo que está conectado na rede, mostra as limitações da internet como arma de mobilização da sociedade. Vamos a alguns dados significativos.
19% não acessam a internet todos os dias
18% passam menos de uma hora por dia na internet
44% usam a internet para passar emails para amigos e familiares
40% usam a internet para se informar (entre jovens até 24 anos cai para 31%)
39% usam a internet para acessar redes sociais
Por alto dá para se fazer uma conta de que 64 milhões acessam a internet diariamente e desses, só 25 milhões usam a rede para se informar. Embora não disponha de números, é elementar que uma parcela busque informações e notícias só de esportes, novelas, artistas, como acontece com o universo dos leitores de jornal.
Diante desse quadro é fácil constatar os limites da internet. É claro que o crescimento é acelerado e a cada ano aumenta a força da internet, mas que ninguém se iluda que no estágio atual seja suficiente para mudar o Brasil, como muitos sonham e alguns acreditam. É claro que a internet está rompendo a blindagem da grande mídia, está começando a ser usada como instrumento de conscientização e mobilização, mas volto à tecla de que é necessário ir às ruas protestar contra o que está errado, lutar, não ficar calado. Ficar em frente a um teclado e uma tela de computador pode contribuir de alguma forma, mas não vai fazer uma revolução.
Nenhum comentário:
Postar um comentário